Ultrassom Obstétrico com Doppler.

 

Ultrassom obstétrico com Doppler – para que serve?


A ultrassonografia obstétrica com Doppler não tem a finalidade da pesquisa detalhada da anatomia fetal, com intuito de confirmar a normalidade e diagnosticar malformações.
Os exames com esta finalidade são os morfológicos de primeiro e segundo trimestres, realizados em idades gestacionais que permitem ao médico as melhores condições para avaliação da anatomia do bebê.
A verdadeira finalidade do ultrassom obstétrico com Doppler é a avaliação da vitalidade fetal.
O ultrassom com Doppler permite a avaliação da circulação materna (artérias uterinas), feto-placentária (artérias umbilicais) e fetal (artéria cerebral média e ducto venoso).
Essa tecnologia disponibiliza, de forma não invasiva, a possibilidade única de identificação de casos de insuficiência placentária e de avaliação das alterações hemodinâmicas no feto que ocorrem em resposta a falta de oxigênio.
As pacientes que se beneficiariam desse exame seriam as gestantes hipertensas, diabéticas, cardiopatas, portadoras de lúpus e com pneumopatias restritivas,  pois são patologias que podem cursar com comprometimento da função placentária.
Além do diagnóstico e seguimento da insuficiência placentária, a utilização da ultrassonografia com Doppler com o objetivo de predizer a ocorrência de restrição de crescimento fetal e do risco da gestante evoluir com hipertensão na gestação.

Quando se deve fazer o Ultrassom obstétrico com Doppler?

GRAVIDA
Como a finalidade do exame é o rastreio de pré-eclâmpsia e restrição de crescimento fetal precoce na gestação o exame deve ser realizado no 1° trimestre (11 – 16 semanas) e 2° trimestre (22 – 24 semanas).
Caso seja detectado alguma alteração existe a possibilidade de prevenção da pré-eclâmpsia e restrição de crescimento fetal através de um tratamento medicamentoso e o acompanhamento através da ultrassonografia obstétrica em curtos intervalos.
Quando nenhuma anormalidade é detectada no exame de rastreio e o feto apresenta crescimento e ganho de peso adequado durante toda a gestação o exame somente será solicitado novamente no final da gestação.
Enfim, a ultrassonografia obstétrica com Doppler é importante tanto para a saúde da mamãe quanto do seu bebê.
Não deixe de fazer seu exame.
 
 
Entre em contato e agende seus exames.
Acesse o Site da Clínica Radiológica de Itumbiara CRI, e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *