Doenças Inflamatórias Intestinais

MAIO ROXO (O mundo unido pelas pessoas com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa)

No dia 19 de maio comemora-se o Dia mundial da doença inflamatória intestinal (DII), mas quais são as Doenças Inflamatórias Intestinais, quais seus sintomas e como diagnostica-las?
As doenças intestinais inflamatórias são inflamações contínuas que atingem todo ou parte do trato gastrointestinal e engloba duas entidades principais: doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. A característica comum entre essas duas formas de DII é a inflamação crônica no trato gastrintestinal (GI) que acompanha as recidivas e o curso das remissões.
A causa precisa da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa ainda não chegou a ser comprovada mas acredita-se que a história familiar positiva para DII pode elevar o nível de suspeição, porém sem garantir o diagnóstico.
A doença de Crohn (DC) pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal, da boca ao ânus, no entanto, frequentemente os segmentos do íleo terminal e cólon são os mais acometidos. Já a retocolite ulcerativa se limita ao acometimento do cólon (intestino grosso) exclusivamente.

Quais os sintomas da DII?

O quadro clínico que leva à suspeita das DII geralmente inclui diarréia crônica, porém o espectro de manifestações clínicas é muito variável, podendo incluir distensão abdominal, emagrecimento, anemia, desnutrição. Deve-se ter em mente que os sintomas variam conforme a extensão da doença. Casos que cursam com estreitamento de intestino delgado apresentam a distensão abdominal como sintoma mais evidente. Por outro lado, em casos de retocolite ulcerativa, a diarréia sanguinolenta é mais encontrada.

Como é feito o diagnóstico?

A partir da suspeita clínica, deve-se proceder a investigação endoscópica do cólon (colonoscopia), em todos os pacientes, desde que não apresentem contra-indicação ao procedimento. Nos pacientes com DC, a investigação também deve incluir a endoscopia digestiva alta, já que o acometimento da doença pode ocorrer em qualquer local do trato digestivo.
 
Atualmente os exames de imagem tem um papel fundamental no diagnóstico e na avaliação da extensão da doença:
A ultrassonografia do abdômen total, é um exame de fácil acesso e não faz uso de contraste, necessitando apenas de jejum por parte do paciente. A ultrassonografia permite a avaliação da parede das alças intestinais, sua espessura, estreitamentos da luz intestinal, presença de abscessos ou coleções que podem estar presentes em casos de ruptura de alças intestinais.
A tomografia computadorizada (TC) ou por ressonância magnética (RM) é um método que permite a visualização da parede do intestino delgado, com detalhes da sua luz. Isto é possível após administração de contraste venoso e grandes quantidades de contraste oral que distendem o intestino delgado, pois este método utiliza equipamentos de alta resolução.
O trânsito de intestino delgado, através de radiografias contrastadas (Raio-X contrastado), de realização mais simples, também pode fornecer algumas destas informações.
Enfim, uma vez conhecidas, as doenças intestinais inflamatórias têm um diagnóstico mais rápido tornando mais fácil o tratamento e o mais importante, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
 
#maioroxo #doençainflamatóriaintestinal #itumbiara #CRI #clinicaradiologica
Agende uma consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *