Quem vai fazer exame de Tomografia ou Ressonância e precisa utilizar o contraste, corre algum risco?


Primeiro é importante destacar que a Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética são alguns dos métodos de diagnóstico de trouxeram um avanço espetacular para o tratamento e cura para muitas patologias.
Em segundo lugar, o meio de contraste é um meio seletivo sempre que o médico radiologista precisa de mais informações para fazer o diagnóstico.
É uma decisão que o médico radiologista toma quando necessita de mais esclarecimentos.
Quando o contraste é utilizado a possível doença poderá ser mais bem evidenciada e assim obtendo um melhor diagnóstico não só do tipo de doença como um prognóstico para indicar o melhor tratamento para uma real cura.
É extremamente incomum a ocorrência de reações alérgicas e como precaução e segurança do paciente são extremamente importantes um questionário de anamnese para saber o histórico do paciente para detectar possibilidades de reações alérgicas. Em alguns casos específicos, medicações anti-alérgicas podem ser utilizadas antes dos exames (a CRI fornece ao paciente no seu preparo para o exame) para reduzir o risco de alguma reação.
É importante destacar que os médicos radiologista são preparados para assistência ao paciente tanto na prevenção de reações alérgicas como no atendimento desse tipo de intercorrência com o paciente.

Artérias do encéfalo

    
Imagem sem contraste                                                Imagem com contraste

Massa abdominal

     
Imagem sem contraste                                                Imagem com contraste
 

Lesão Renal

    
Imagem sem contraste                                                Imagem com contraste
 
Entre em contato e agende seus exames.
Acesse o Site da Clínica Radiológica de Itumbiara CRI, e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *