Afinal, por que devo encher a bexiga para fazer o ultrassom?

Em alguns exames de ultrassom (abdome total, vias urinárias, próstata por via abdominal e pélvico feminino) é solicitado que o paciente beba 5 copos de água antes do exame e segure a urina até o fim do exame.

Mas porque precisamos estar de bexiga cheia?

Primeiramente porque a bexiga só é visualizada no ultrassom se ela estiver cheia. Somente dessa forma conseguiremos estudar sua parede, se existe algum nódulo, tumor, coágulos e cálculos no seu interior.

A bexiga cheia serve como uma “janela” para estudarmos os órgãos que se situam logo abaixo dela, como útero, ovários e a próstata. Outra função importante é que a bexiga “empurra” as alças intestinais, facilitando a visualização principalmente dos ovários.

E como eu sei que minha bexiga está suficientemente cheia?

Essa não é uma pergunta boba, mesmo porque cada paciente reage de um jeito. A principal dica é sentir muita vontade de urinar. E isso não acontece imediatamente após beber os 5 copos de água (não confundir estômago cheio com bexiga cheia). O líquido precisa ser filtrado pelos rins, ele é distribuído pelo corpo todo e apenas uma parte vai para a bexiga, por isso é necessário beber os copos de água até uma hora antes do exame. Geralmente uma bexiga inicialmente vazia demora cerca de 40 minutos para se tornar suficientemente cheia e satisfatória para a realização do exame. Então, cabe a você como paciente saber identificar quando inicia a sua vontade de urinar. Você deve se sentir incomodado mas não desesperado para ir ao banheiro.

E se você não conseguir segurar a urina?

Calma. Nada de pânico. Você não vai perder seu exame. Se você não conseguir segurar a urina, tente esvazia-la um pouquinho, se mesmo assim não conseguir, não tem problema. Faça seu xixi e tome mais 2 ou 3 copos de água, por que como já falado acima, a água que você bebeu não é filtrada de uma só vez.  

Outra dica importante: não deixe para tomar água em cima da hora do seu exame, principalmente se esse for de abdome total.  Você estará em jejum e se beber água muito rápido isso pode gerar enjoo, vômito e lá se vai toda a água embora.

Enfim, preste bastante atenção nas recomendações de preparo para o exame que você vai agendar. Tudo que é programado com antecedência não tem como dar errado.

#maioroxo #doençainflamatóriaintestinal #itumbiara #CRI #clinicaradiologica
Agende uma consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *