Tomografia Computadorizada Multislice em Itumbiara

Podemos definir a tomografia como sendo um método de medida da densidade radiológica dos volumes elementares de um corte. esse método radiológico produz imagens de um corte do corpo com um estudo das densidades, com acuidade 100 vezes maior do que as obtidas em radiografia convencional, estudando a atenuação de um feixe de raios x durante seu trajeto através de um segmento do corpo; no entanto, ela se destingue da radiologia convencional por diversos elementos. A tomografia computadorizada ou computorizada (tc), originalmente apelidada tomografia axial computadorizada/computorizada (tac), é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou "fatia" do corpo. é obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios x.

Exame de Tomografia Computadorizada Multislice em Itumbiara

Para obter uma TAC, o paciente é colocado numa mesa que se desloca para o interior de um anel de cerca de 70 cm de diâmetro. À volta deste encontra-se uma ampola de Raios-X, num suporte circular designado gantry. Do lado oposto à ampola encontra-se o detector responsável por captar a radiação e transmitir essa informação ao computador ao qual está conectado. Nas máquinas sequenciais ou de terceira geração, durante o exame, o “gantry” descreve uma volta completa (360º) em torno do paciente, com a ampola a emitir raios X, que após atravessar o corpo do paciente são captados na outra extremidade pelo detector. Esses dados são então processados pelo computador, que analisa as variações de absorção ao longo da secção observada, e reconstrói esses dados sob a forma de uma imagem. A “mesa” avança então mais um pouco, repetindo-se o processo para obter uma nova imagem, alguns milímetros ou centímetros mais abaixo.

Os equipamentos designados “helicoidais”, ou de quarta geração, descrevem uma hélice em torno do corpo do paciente, em vez de uma sucessão de círculos completo. Desta forma é obtida informação de uma forma contínua, permitindo, dentro de certos limites, reconstruir imagens de qualquer secção analisada, não se limitando portanto aos "círculos" obtidos com as máquinas convencionais. Permitem também a utilização de doses menores de radiação, além de serem muito mais rápidas. A hélice é possível porque a mesa de pacientes, ao invés de ficar parada durante a aquisição, durante o corte, tal como ocorre na tomografia convencional, avança continuamente durante a realização dos cortes. Na tomografia convencional a mesa anda e pára a cada novo corte. Na helicoidal a mesa avança enquanto os cortes são realizados.

MARCAR EXAME CONVENIOS
Exames e Diagnósticos em Itumbiara
Exames em Itumbiara Diagnosticos
Exames em Itumbiara - GO
Opções de privacidade