O QUE É O ULTRASSOM TRANSVAGINAL?


O ultrassom transvaginal, também chamado de endovaginal, é um exame que consiste na inserção de um aparelho chamado transdutor na vagina. O transdutor é protegido por um preservativo e o examinador aplica lubrificante para auxiliar na introdução do aparelho. Por isso o exame só pode ser feito em mulheres que já perderam a virgindade, mas não há dor e por não emitir radiação não há risco para a saúde da paciente.
Ao contrário do ultrassom pélvico, que necessita que a bexiga esteja bem cheia para a realização do exame, a ultrassonografia endovaginal geralmente não exige nenhum preparo.

Para que serve o ultrassom vaginal?

O ultrassom transvaginal é solicitado  quando há necessidade de avaliar a saúde do aparelho reprodutor da mulher.
As indicações do exame de Ultrassonografia Transvaginal são:
Irregularidade na menstruação ou sangramentos excessivos;
Suspeita de cistos ovarianos, miomas no útero, adenomiose ou endometriose, pólipos endometriais ou no colo uterino;
Suspeita de gravidez ectópica, em que o óvulo fecundado se fixa fora do útero (nas trompas, comumente);
Dor aguda ou crônica na região pélvica;
Tumores ovarianos;
Massas no colo uterino;
Estimar o tempo e o desenvolvimento de uma gestação inicial;
Identificar a posição do DIU;
Avaliar o tamanho do colo uterino e se há incompetência deste na gestação;
Avaliação dos ovários em pacientes que retiraram o útero.

Existe alguma contraindicação?

A única contraindicação para a realização do exame transvaginal é para as pacientes que nunca tiveram relação sexual, neste caso indica-se para a avaliação dos órgãos pélvicos o ultrassom pélvico ou abdômen inferior.
Não há nenhuma contraindicação para fazer o exame menstruada ou com algum sangramento irregular, apesar de algumas mulheres se sentirem desconfortáveis nesse período.
Como já mencionado anteriormente, o transdutor será revestido por um preservativo, então mulheres com sensibilidade ou alergia ao látex precisam informar isso ao médico.
Pacientes que sofrem de vaginismo, ansiedade ou outra condição que provoque contração da musculatura vaginal e dificultem a introdução do transdutor (pacientes com ressecamento vaginal) também devem informar isso para seu médico.
Precisa fazer algum ultrassom transvaginal?
Agora que você já sabe sobre as indicações da ultrassonografia transvaginal e como o exame é feito sinta-se tranquila quando seu ginecologista, obstetra ou clínico, solicitar o exame! O ultrassom transvaginal facilita significativamente o diagnóstico de patologias relacionadas a saúde da mulher, além de ajudar no acompanhamento pré-natal.
#ultrassomtransvaginal
Agende uma consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *