Quem tem tatuagem pode fazer Ressonância Magnética?

Tatuagem X RM
Muitas pessoas com tatuagens acabarão por enfrentar um dia a necessidade de um exame de ressonância magnética para algum tipo de diagnóstico médico.
As duas principais funções de uma máquina de ressonância magnética são um poderoso campo magnético e pulsos de radiofrequência, que juntos enviam sinais da máquina de ressonância magnética para o nosso corpo e depois de volta para um computador, que então converte dados matemáticos em uma imagem.
É a força magnética poderosa que cria uma preocupação, não só para aqueles que são tatuados, mas também para qualquer pessoa com objetos de metal em seus corpos, como implantes (odontológicos ou não), marca-passos ou até mesmo fragmentos de metal.
Então, o que tudo isso tem a ver com tatuagens?
Tatuagens ou micropigmentação estão criando problemas em pessoas que fazem exames de Ressonância Magnética (RM), devido ao uso de determinadas matérias-primas – ferro – usadas ??nesses tipos de ‘maquiagens’ definitivas.
Tatuagens podem dificultar uma varredura de ressonância magnética, dependendo dos ingredientes usados ??na tinta da tatuagem e do tamanho da tatuagem. Determinar quais produtos químicos foram usados ??em uma tatuagem pode ser complicado. Mas especialistas dizem que algumas cores de tinta causam mais reações do que outras.
Cerca de 20 anos atrás e mais, a tinta de tatuagem era às vezes composta de pequenos fragmentos de metal, bem como outros ingredientes. Isso foi muito antes de as tatuagens serem reguladas e antes de se pensar mais seriamente na segurança dos ingredientes das tintas de tatuagem. Alguns pacientes de ressonância magnética que tiveram tatuagens que datavam de volta o suficiente para receber tinta contendo pedaços de metal relataram um leve desconforto à dor severa durante uma ressonância magnética.

As reações mais sérias são queimaduras de primeiro e segundo grau, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health. Tatuagens próximas aos olhos merecem maior preocupação, pois essa área é muito sensível aos excesso de calor.

Apesar disso tudo, queimaduras são raras de acontecer na RM e, quando acontecem, os efeitos não duram por muito tempo.
Se você tem tatuagem e precisa de uma ressonância magnética, não se esqueça de informar o seu médico e os técnicos de ressonância magnética para que eles possam avaliar o risco versus o benefício. Se a tinta da sua tatuagem não tem ferro, então deve ser bastante seguro.
Seu médico pode ajudá-lo a decidir se você está em risco e, em caso afirmativo, quais opções alternativas estão disponíveis para você.
Entre em contato e agende seus exames.
Acesse o Site da Clínica Radiológica de Itumbiara CRI, e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *